top of page

Atividade com a Comunidade Educativa

 

      A prática pedagógica em questão, implicava também a realização de uma atividade em que se envolvessem alguns dos agentes da comunidade educativa. Como tal, esta atividade foi discutida com as restantes colegas a estagiar no mesmo estabelecimento, surgindo a ideia de ajudarmos na preparação da festa do Dia da Mãe.

       Esta ideia foi comunicada à diretora da instituição por intermédio das educadoras e esta convocou uma reunião connosco em que nos explicou de que forma poderíamos ajudar. Explicou-nos que a ideia para a festa do Dia da Mãe era realizar uma caminhada sensorial. A educadora sugeriu que nós elaborássemos o panfleto onde constariam os benefícios da caminhada sensorial, as diferentes sensações que através desta é possível ter e quais as dicotomias de sensações que as mãe sentiriam nesse dia. Nós aceitámos este desafio, construindo o panfleto que se encontra abaixo em anexo.

        No dia da festa do Dia da Mãe, coube-nos apresentar às mães da nossa sala o panfleto que elaboráramos em conjunto com as restantes colegas da prática e explicar de forma breve o que seria feito. De seguida, conduzimo-las ao local onde a caminhada sensorial estava montada, acompanhando-as enquanto a realizavam. De forma geral, todas as mães gostaram da atividade, que foi precedida pela entrega do presente que as crianças ajudaram a construir. As crianças mostravam-se também satisfeitas com a atividade realizada, que lhes permitiu uma experiência diferente a nível das sensações tácteis dos pés.

     Para terminar, importa refletir um pouco acerca da importância deste tipo de atividades para o fortalecimento das relações entre os pais, neste caso as mães, e as crianças, tendo nesta situação a educadora um papel de mediação. Abreu, Sequeira e Escoval (1990) explicam que os pais têm um papel fundamental na tomada de decisões acerca da vida dos filhos e na garantia do seu bem-estar, segurança e afeto. Como tal, aquando da entrada das crianças para a Educação Pré-Escolar, os pais devem continuar a garantir um ambiente com base nestes indicadores.

         Para que esta relação possa ser mantida de forma saudável, as autoras sugerem que os educadores e os pais mantenham uma comunicação e troca de informações regular. Para que isto seja possível, existem diversas estratégias que o educador pode adotar, entre elas a promoção de atividades que permita a visita dos pais à instituição. Neste sentido, julgamos que esta foi uma atividade festiva bastante estimulante, em que a criança tem um papel fundamental que partilha com a sua mãe.

 

Referências:

Abreu, I., Sequeira, A. P. & Escoval, A. (1990). Ideias e Histórias – Contributos para               uma Educação Participada. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

 

bottom of page